SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O PAPEL DO MATERIAL DOURADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Giovanna Cristina Andrade Ferreira

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso

Segundo membro da banca: Ludmila Magalhães Naves

Palavras-chaves: Materiais Manipuláveis, Maria Montessori, Material Dourado, Ensino de matemática, Ensino Fundamental.

Data da defesa: 26/05/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/06/2023

Data da publicação: 24/06/2023

Referência: Ferreira, G. C. A. O PAPEL DO MATERIAL DOURADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O Material Dourado se caracteriza como um material concreto e manipulável feito de peças de madeira de diferentes formatos (cubinhos, barras, placas e cubo). Ele foi desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori e é utilizado em diversas escolas para auxiliar no ensino-aprendizagem das quatro operações básicas de matemática. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma o Material Dourado em conjunto com a sequência didática auxilia no ensino matemático e na aprendizagem das operações básicas com números inteiros nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Posto isso, os objetivos específicos são apresentar quem foi Maria Montessori como também o Material Dourado, entender como este é utilizado nos processos de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas de matemática em uma sequência didática, e por fim, observar quais benefícios são gerados pelo seu uso. Cabe ainda ressaltar que, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva, de natureza básica e de cunho qualitativo. Os principais autores utilizados para embasamento teórico, foram Silveira (1998), Camacho (2012) e Silva (2014). As considerações finais foram baseadas no estudo bibliográfico das obras utilizadas para elaboração deste trabalho e por meio delas verificou-se que o Material Dourado de fato pode ser um grande instrumento no auxílio ao ensino e aprendizagem das operações matemáticas, por conseguir fazer conceitos abstratos da matemática se tornarem concretos, possíveis de manipulação. Finalmente, constatou-se que este material, pensado numa sequência didática, em que os aprendizes possam ser ativos na aquisição de seus conhecimentos, promove uma aprendizagem consolidada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910957

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovanna Cristina Andrade Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo