SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Layra Kauane Araujo Reis

Orientação de: Erica Alves Barbosa

Presidente da banca: Erica Alves Barbosa

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: educação bilíngue, letramento, educação infantil, lúdico, surdez

Data da defesa: 03/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Reis, L. K. A. O LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo explorar o contexto da educação dos surdos e como se dá o processo de letramento para essa comunidade no âmbito da Educação Infantil, partindo da filosofia do bilinguismo e enfatizando a ludicidade como prática indispensável no processo de letramento na educação infantil. O artigo se trata embasamento teórico, através de uma pesquisa bibliográfica realizada no Periódico CAPES, a partir do levamento de publicações que discutem a temática nos últimos 10 anos. A importância dessa abordagem reside no fato de que a língua de sinais é a língua oficial das pessoas surdas e deve ser reconhecida como tal. Além disso, o letramento é de extrema importância oferecendo às crianças as ferramentas necessárias para desenvolver habilidades de linguagem, comunicação e alfabetização, promovendo sua inclusão social e seu pleno potencial como membros ativos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e ampliação do vocabulário. Para isso serão utilizados embasamentos bibliográficos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Soares (2009), Lacerda (2000), Moura (2011), entre outros. O artigo se trata de um embasamento teórico, através de uma pesquisa bibliográfica realizada no Periódico CAPES, a partir do levamento de publicações que discutem a temática nos últimos 10 anos, onde foi possível encontrar 6 artigos, abordando o letramento lúdico de crianças surdas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201910958

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Layra Kauane Araujo Reis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo