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Título: Desconstruindo o racismo na Educação Infantil a relação entre docência-crianças-identidades

Autoria de: Joice Rodrigues

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Primeiro membro da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Terceiro membro da banca: Elivan Aparecida Ribeiro

Quarto membro da banca: Núbia Cristina Sulz Lyra Correa

Palavras-chaves: racismo, docência, crianças, identidades, responsabilidade

Data da defesa: 07/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Rodrigues, J. Desconstruindo o racismo na Educação Infantil a relação entre docência-crianças-identidades. 2023. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A pesquisa deste trabalho se deu motivada por experiências pessoais de violências vividas devido ao racismo, acrescidas às considerações teóricas de Cavalleiro sobre as interações e brincadeiras das crianças entre si no contexto da educação infantil o silêncio da escola, que no máximo tangencia o problema, e a influência do racismo desde a infância sobre a construção da identidade dos sujeitos, estes foram os elementos que causaram incômodo e levaram à pergunta Como trabalhar racismo na Educação Infantil? Tal questionamento levou à elaboração de uma vivência pedagógica a partir de uma sequência didática, realizada durante um estágio cumprido ao longo de um ano, em 2022, em uma instituição de educação infantil, localizada ao Sul de Minas Gerais, com quinze crianças, com idades entre três e quatro anos incompletos. A partir da qual foram feitas as análises aqui apresentadas. O objetivo foi propor reflexões sobre a relação entre o trabalho docente e a construção não racista de identidades das crianças, desde a Educação Infantil, a partir de propostas pautadas pelo comprometimento com as dimensões do respeito, da responsabilidade e do interesse, tomados como balizadores das práticas docentes, dados os impactos dessas relações na constituição da identidade das crianças, sobretudo as crianças negras. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa aplicada qualitativa por meio da articulação entre a pesquisa-ação e o relato de experiência, amparadas nos pressupostos teóricos de Antonio da Costa Ciampa, da Psicologia Social, Eliane Cavalleiro e Nilma Lino Gomes e Luciana Esmeralda Ostetto, sobre os pressupostos pedagógicos, além de Chimamanda Nguzi Adichie, Djamila Ribeiro, Kabengele Munanga e Silvio Almeida por serem referências na discussão e estudos sobre o racismo no Brasil, o que os tornou também basilares para o escopo deste trabalho.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20231201911300

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joice Rodrigues e Universidade Federal de Lavras

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