SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O QUE DIZEM OS DESENHOS INFANTIS DE UMA TURMA DE PRÉESCOLA? UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURA

Autoria de: Anna Clara Lanza Ferreira

Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires

Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Segundo membro da banca: Katia Batista Martins

Palavras-chaves: Desenho Infantil, Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Vigotski.

Data da defesa: 29/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Ferreira, A. C. L. O QUE DIZEM OS DESENHOS INFANTIS DE UMA TURMA DE PRÉESCOLA? UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURA. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o que dizem os desenhos de crianças com idades entre 5 e 6 anos de uma turma da pré-escola de uma instituição federal de Educação Infantil sobre o processo de desenvolvimento infantil. Para tanto, a fundamentação teórica-metodológica será baseada na abordagem histórico-cultural de Lev Vigotski. Essa abordagem enfatiza a importância da interação social e cultural na formação do conhecimento e do pensamento humano, sugerindo que as crianças aprendem a partir de sua interação com outras pessoas e com o ambiente ao seu redor, e que o conhecimento é construído a partir dessas experiências, promovendo assim o desenvolvimento integral das crianças. Com esse viés, a composição metodológica se organizou através de uma pesquisa qualitativa com abordagem histórico-cultural, tendo como instrumento metodológico a observação participante de eventos de produção de desenhos de 15 crianças de uma turma de uma instituição federal de Educação Infantil. A análise dos desenhos infantis, buscou identificar os fatores culturais e históricos que influenciam o desenvolvimento das crianças.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201621154

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anna Clara Lanza Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo