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Título: O TRABALHO COM A LITERATURA EM SALA DE AULA A RELAÇÃO ENTRE A LEITURA LITERÁRIA, MEDIAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO

Título alternativo: WORKING WITH LITERATURE IN THE CLASSROOM THE RELATIONSHIP BETWEEN LITERARY READING, MEDIATION AND LITERACY

Autoria de: Ana Paula Pereira Silva

Orientação de: Ludmila Magalhães Naves

Presidente da banca: Ludmila Magalhães Naves

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Ingrid Nylla Fontes Gomes

Palavras-chaves: Leitura e escrita, Alfabetização e letramento, Mediação de leitura, Professor mediador, Literatura.

Data da defesa: 05/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 13/12/2023

Data da publicação: 13/12/2023

Referência: Silva, A. P. P. O TRABALHO COM A LITERATURA EM SALA DE AULA A RELAÇÃO ENTRE A LEITURA LITERÁRIA, MEDIAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A pesquisa se baseia em renomados estudiosos da área, como Magda Soares, Emília Ferreiro e Rildo Cosson. Tais autores apresentam contribuições relevantes para o entendimento da alfabetização, do letramento e da leitura literária. A alfabetização é um processo fundamental que vai além do simples aprendizado das letras. Ela é uma porta de entrada para o mundo da leitura e escrita, permitindo que os indivíduos desenvolvam habilidades essenciais para a comunicação e a compreensão do mundo ao seu redor. A alfabetização é uma descoberta para o desenvolvimento cognitivo e social, proporcionando acesso a informações, conhecimento e possibilitando a participação plena na sociedade. Letramento é um termo que se refere à capacidade de uma pessoa não só de ler e escrever, mas de compreender, interpretar e utilizar a linguagem escrita em diferentes contextos sociais e culturais. Ou seja, o letramento envolve habilidades mais amplas do que a alfabetização, incluindo o conhecimento de gêneros textuais, o domínio das normas gramaticais, a compreensão de diferentes discursos e a habilidade de produzir textos adequados às diferentes situações comunicativas. A pesquisa parte do princípio que a leitura literária contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e expressão oral e escrita. As narrativas literárias, ao proporcionarem experiências imersivas, oferecem contextos ricos para a exploração da linguagem, enriquecimento do vocabulário e compreensão da estrutura textual. Nesse contexto, a mediação do professor se destaca como um elemento essencial para potencializar esses benefícios. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma reflexão acerca da relação entre as práticas de Leitura Literária, Mediação do professor e a Alfabetização.

Abstract: The research is based on renowned scholars in the area, such as Magda Soares, Emília Ferreiro and Rildo Cosson. These authors present relevant contributions to the understanding literacy, literacy and literary reading. Literacy is a fundamental process that goes beyond simply learning. The research is based on renowned scholars in the area, such as Magda Soares, Emília Ferreiro and Rildo Cosson. These authors present relevant contributions to the understanding literacy, literacy and literary reading. Literacy is a fundamental process that goes beyond simply learning letters. She is a door to entry into the world of reading and writing, allowing individuals to develop essential skills for communicating and understanding the world around you. A literacy is a discovery for cognitive and social development, providing access to information, knowledge and enabling full participation in society.Literacy is a term that refers to a persons ability not only to read and write, but to understand, interpret and use written language in different social contexts and cultural. In other words, literacy involves broader skills than literacy, including knowledge of textual genres, mastery of grammatical norms, understanding of different discourses and the ability to produce texts suited to different communicative situations. The research assumes that literary reading contributes significantly to the development of comprehension, interpretation and oral and written expression. Literary narratives, by providing immersive experiences, offer rich contexts for language exploration, vocabulary enrichment, and understanding of textual structure. In this context, teacher mediation stands out as an essential element to enhance these benefits. Therefore, the present research aims to develop a reflection on the relationship between Reading practices Literary, Teacher Mediation and Literacy.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201911249

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Paula Pereira Silva e Universidade Federal de Lavras

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