SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTISTA UMA REVISÃO DA LITERATURA

Título alternativo: The Education with Children on the Autism Spectrum A Literature Review

Autoria de: Leticia Emanuela Gomes de Sousa

Orientação de: Helena Libardi

Presidente da banca: Helena Libardi

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Estratégias de Ensino, Revisão da Literatura, Educação

Data da defesa: 24/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 07/12/2023

Data da publicação: 07/12/2023

Referência: Sousa, L. E. G. d. A EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTISTA UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Tendo em vista a importância da inclusão escolar, em especial da crianças com transtorno do espectro autista, neste trabalho realizamos uma revisão da literatura sobre o tema, a fim de levantar resultados imprescindíveis sobre a inclusão destas crianças em sala de aula, mostrando como a escola desenvolve meios acessíveis e adaptados para o ensino e para a aprendizagem, como as crianças dentro do espectro reagem diante de tal situação e como os colegas interagem. O estudo foi realizado com artigos abordando a temática do ensino de estudantes com transtorno do espectro autista. A revisão apresenta uma análise detalhada desses artigos, destacando semelhanças e diferenças nas abordagens para a inclusão de estudantes com TEA. Os artigos foram categorizados em quatro grupos, identificando similaridades e gerando subcategorias. A análise dentro dessas categorias revelou percepções sobre desafios, estratégias, abordagens e metodologias utilizadas no ensino de estudantes com TEA. A análise dos resultados permite vislu

Abstract: Considering the importance of school inclusion, especially for children with Autism Spectrum Disorder (ASD), this study conducts a literature review on the subject. The aim is to gather essential insights regarding the inclusion of these children in the classroom, illustrating how schools develop accessible and adapted methods for teaching and learning. It examines how children within the spectrum react in such situations and how their peers interact. The study was conducted using articles addressing the education of students with Autism Spectrum Disorder. The review provides a detailed analysis of these articles, highlighting similarities and differences in approaches to the inclusion of students with ASD. Articles were categorized into four groups, identifying similarities and generating subcategories. Analysis within these categories revealed insights into challenges, strategies, approaches, and methodologies used in teaching students with ASD. The results offer promising perspectives for inclusive educati

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920021

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Emanuela Gomes de Sousa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo