SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ANÁLISE DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autoria de: Angélica de Souza Silva

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Marisa Bueno de Bellis

Palavras-chaves: Letramento, Desenvolvimento Profissional, Análise da prática, Alfabetização, Formação Docente..

Data da defesa: 29/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 12/12/2023

Data da publicação: 12/12/2023

Referência: Silva, A. d. S. ANÁLISE DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este estudo emerge no âmago de um momento deveras delicado, marcado pelo retorno às aulas presenciais após o período de pandemia de COVID-19, ocorrido numa instituição de ensino pública localizada no sul de Minas Gerais. As ações aqui delineadas fazem parte de um Programa de Intervenção Pedagógica concebido pela Secretaria de Educação local, visando oferecer um ensino mais eficaz e significativo a educandos com dificuldades agravadas durante o período de ensino remoto emergencial. O cerne dessas intervenções concentrou-se na alfabetização, com o propósito de promover avanços no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. A pesquisa tem como fito central, analisar as intervenções pedagógicas executadas junto a discentes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, notadamente aqueles que enfrentaram desafios no processo de alfabetização. Assim sendo, os objetivos específicos foram de construir intervenções pedagógicas assentadas no conceito de práxis pedagógica e de igual forma, perscrutar os efeitos d

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920040

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Angélica de Souza Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo