SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES MATEMÁTICAS NAS CRIANÇAS

Autoria de: Julia Monteiro de Barros Ferreira

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Palavras-chaves: educação infantil, ensino de matemática, processos mentais básicos, sequência didática, matemática

Data da defesa: 22/09/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 24/10/2023

Data da publicação: 24/10/2023

Referência: Ferreira, J. M. d. B. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES MATEMÁTICAS NAS CRIANÇAS. 2023. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de estudar como o ensino da matemática deve ser trabalhado na Educação Infantil, para saber se o aprendizado, quando consolidado nesta fase, é capaz de provocar mudanças nos demais segmentos da Educação Básica, de modo que haja um maior interesse pelo aprendizado desses conteúdos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática para empregar os processos mentais básicos da matemática, definidos por Lorenzato (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa juntamente com uma revisão integrativa, que é composta por 6 fases, que busca informações sobre o tema em artigos científicos e livros. Por meio das plataformas Capes, Scielo e Google Acadêmico foram pesquisados termos como ????????????????????????????????????????????????????????????????Educação Infantil????????????????????????????????????????????????????????????????, ????????????????????????????????????????????????????????????????Ensino de Matemática???????????????????????????????????????????????????????????????? e ????????????????????????????????????????????????????????????????Processos Mentais Básicos, a fim de encontrar os objetos de pesquisa, que trazem colaborações de importantes pesquisadores da área com o intuito de chegar a uma conclusão sobre o

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920832

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Monteiro de Barros Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo