SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: OS AVANÇOS DA NEUROCIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Ana Clara Reis Franco de Carvalho

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Presidente da banca: Claudio Lucio Mendes

Primeiro membro da banca: Aline Patrícia Gomes

Segundo membro da banca: Bruna Carvalho de Avelar

Palavras-chaves: Neurociência, Desenvolvimento Infantil, Funcionamento Cerebral, Aprendizagem, Educação Infantil

Data da defesa: 15/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Carvalho, A. C. R. F. d. OS AVANÇOS DA NEUROCIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo definir, por meio de uma revisão bibliográfica, as descobertas feitas sobre a relação entre neurociência e a formação individual do conhecimento. Pesquisar a relação entre as teorias educacionais e os conhecimentos da neurociência trazem uma melhor compreensão sobre tais ideias, possibilitando também seu aperfeiçoamento, podendo facilitar aos profissionais da educação promover processos de ensino relacionados cognitivamente aos processos de aprendizagem. Além disso, a aplicação da neurociência dentro da formação destes docentes ultrapassa o campo de idealização das teorias educacionais e entrega dados concretos de que método educacional é mais eficiente em cada fase da vida. Duas ferramentas amplamente utilizadas na construção desse trabalho foram o ??diário de pesquisa?? e a ??revisão bibliográfica??. Analiticamente, pondera-se que a educação vem, junto da escola, sofrendo diversas alterações ao longo do tempo, como reflexo das mudanças sociais, resultando-se em uma educação mais reflexiva e de uma visão do aluno como centro da experiência educativa. Ressalta-se também que, uma vez que o cérebro é um elemento primordial no processo de aquisição e arquivamento de aprendizagem e conhecimento, os cursos de licenciatura deveriam considerar adicionar a neurociência como um elemento curricular.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920834

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Clara Reis Franco de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo