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Título: O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E A SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Título alternativo: THE DEVELOPMENT OF WRITTEN LANGUAGE AND ITS RELATIONSHIP WITH STORYTELLING PRACTICES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autoria de: Giovana de Azevedo Silva

Orientação de: Ludmila Magalhães Naves

Presidente da banca: Ludmila Magalhães Naves

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Contação de histórias, Linguagem escrita, Literatura infantil, Educação Infantil, Sequência didática

Data da defesa: 27/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Silva, G. d. A. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E A SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo compreender como a prática de contação de histórias pode favorecer e influenciar o desenvolvimento da linguagem escrita, na Educação Infantil. O estudo, de cunho qualitativo, utilizou-se de pesquisas bibliográficas para a exploração da temática desenvolvida, seguida de uma proposta de sequência didática. Para tanto, ampara-se nos estudos de Lev Vygotsky, Magda Soares e Ligia Cademartori, sobre contação de histórias, linguagem escrita e literatura infantil. Sabe-se que a contação de histórias é um mecanismo de extrema relevância, que colabora para o desenvolvimento e apreensão de novos conhecimentos por meio de práticas lúdicas e significativas. Essa prática contribui com o desenvolvimento emocional, físico e cognitivo e pode ser também uma forma de proporcionar, às crianças, a apreensão de novas culturas, novas compreensões sobre o mundo e novas concepções sobre si mesmas. É valido ressaltar a relação direta que a prática de contação de histórias tem com o desenvolvimento da linguagem escrita, considerando que, a partir da leitura, dos estímulos proporcionados pelas histórias e pelos processos imaginativos, abre-se uma gama de oportunidades para que novos processos de aprendizagem sejam construídos, promovendo o desenvolvimento da língua escrita.

Abstract: The primary objective of this research is to ascertain how the practice of storytelling can facilitate and influence the development of written language in Early Childhood Education. This qualitative study has employed a comprehensive literature review to delve into the subject matter, subsequently introducing a didactic sequence proposal. In pursuit of this objective, this study draws upon the works of esteemed scholars such as Lev Vygotsky, Magda Soares, and Ligia Cademartori, whose research pertains to storytelling, written language, and childrens literature. Storytelling is widely acknowledged as a mechanism of paramount significance, contributing to the development and acquisition of fresh knowledge through engaging and meaningful practices. This practice significantly contributes to emotional, physical, and cognitive development and concurrently serves as a means to provide children with exposure to diverse cultures, enhanced understandings of the world, and a refined sense of self. It is worth underscoring the direct correlation that exists between the practice of storytelling and the development of written language. Through the act of reading, the stimuli engendered by narratives, and imaginative processes, an array of opportunities unfolds for the construction of novel learning processes, thereby promoting the advancement of written language.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920835

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovana de Azevedo Silva e Universidade Federal de Lavras

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