SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Título alternativo: LITERARY READING PRACTICES AND THE DEVELOPMENT OF ORAL AND WRITTEN LANGUAGES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autoria de: Brenda Paula Pacheco

Orientação de: Ludmila Magalhães Naves

Presidente da banca: Ludmila Magalhães Naves

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Angélica de Souza Silva

Palavras-chaves: Leitura Literária, Linguagem oral, Linguagem escrita, Literatura, Alfabetização.

Data da defesa: 30/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Pacheco, B. P. PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 13 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, apresenta reflexões sobre as práticas de leitura literária e o impacto no desenvolvimento das linguagens oral e escrita. O artigo compreende o conceito de leitura literária como uma prática que envolve o contato e a compreensão de textos literários, como também, uma ferramenta fundamental para que as linguagens oral e escrita sejam construídas e consolidadas. Além disso, o texto elucida a literatura infantil como um recurso poderoso para transmitir valores éticos, morais e aliados à imaginação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, resultante de estudos bibliográficos com base em Vygotsky, Cosson e Cadermatori, que são referências que discutem as temáticas da leitura literária e o desenvolvimento das linguagens. O estudo tem como objetivo central refletir sobre a relação entre as práticas de leitura literária e o desenvolvimento das linguagens oral e escrita de crianças da Educação Infantil. Como resultado, compreendemos a relevância das práticas de leitura literária

Abstract: The present course completion work presents reflections on literary reading practices and their impact on the development of oral and written languages. The article encompasses the concept of literary reading as a practice that involves the engagement and understanding of literary texts, serving as a fundamental tool for the construction and consolidation of oral and written languages. Additionally, the text elucidates childrens literature as a powerful resource for conveying ethical, moral values, and fostering imagination. This is a qualitative research study resulting from bibliographic studies based on Vygotsky, Cosson, and Cadermatori, who are references discussing the themes of literary reading and language development. The central objective of the study is to reflect on the relationship between literary reading practices and the development of oral and written languages in Early Childhood Education. As a result, we understand the relevance of literary reading practices in Early Childhood Education and

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920850

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Brenda Paula Pacheco e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo