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Título: BAIXO ACESSO E BAIXA PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS AFRO-

Título alternativo: LOW ACCESS AND LOW STAY OF AFRO-BRAZILIAN CHILDREN IN SCHOOLS.

Autoria de: Estella Carolina da Cruz Dias

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre de Filordi Carvalho

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Palavras-chaves: Criança Negra, Racismo, Educação, Escola, Educação Infantil.

Data da defesa: 03/10/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/11/2023

Data da publicação: 11/11/2023

Referência: Dias, E. C. d. C. BAIXO ACESSO E BAIXA PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS AFRO-. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O racismo afeta negativamente as crianças negras e pode trazer consequências irreversíveis para elas. Assim, ao longo desse artigo problematiza-se alguns aspectos envolvidos no processo de escolarização da criança negra, desde a época da escravatura até os dias atuais, para se entender como criança negra foi sendo negligenciada e aniquilada de uma educação de qualidade e das políticas públicas. Para tanto, sustenta-se o importante papel da escola no processo de formação da criança negra, avaliando alguns obstáculos raciais e sociais que dificultam a baixa permanência e o acesso das crianças negras nas instituições. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem quantitativa, a partir de artigos e textos já publicados sobre o tema, busca-se alcançar propósito final sustentar o quanto a escola é um importante espaço social de acolhimento das crianças negras mas que, infelizmente, ainda continua reproduzindo práticas racistas que afetam essas crianças tanto na sua autoestima, quanto na negação da própria imagem, principalmente na queda do seu rendimento escolar. Como resultado final, a linha argumentativa indica que os desafios atuais da educação escolar, no escopo do tema, é o de trabalhar de forma que transforme a realidade das crianças negras ao invés de dar respaldos às atividades que favorecem o fortalecimento de práticas racistas.

Abstract: Racism negatively impacts black children, and can bring irreversible consequences to them, throughout this article Ill relate all the schooling process of black children ever since slavery until modern days and analyze all this process of black children who were neglected and annihilated out of a quality education and social policies. With the main objective of analyzing the role of the school in the shaping process of black children, evaluate which racial and social obstacles burden the low permanency and the access of black children in institutions, understand their childhood and all the weight the children carry with them. Through a bibliographic research, with a quantitative approach, through articles and texts already published about the subject. With a final purpose of showing how the school is an important space for reception of black children, however it still reproduces racist practices that affect black children when it comes to their self esteem, negating their personal image and above all in the decline of their academic performance and how a school should work in a way that transforms the reality of black children instead of supporting and reinforcing racist practices.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920855

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Estella Carolina da Cruz Dias e Universidade Federal de Lavras

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