SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O BRINCAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autoria de: Isabella Costa Lourenço

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Breno Alvarenga Almeida

Palavras-chaves: Educação, Educação Infantil, pandemia, brincar, interações

Data da defesa: 01/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Lourenço, I. C. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O BRINCAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2023. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: No início de 2020, começamos a viver uma grande pandemia, cuja orientação para evitar o contágio pela doença foi o total isolamento social. Com isso, escolas foram fechadas, causando o afastamento das crianças ao ambiente escolar. Deixar de frequentar a escola implica na quebra de um direito da criança, causando o distanciamento do cuidado, das interações e das brincadeiras que esse ambiente pode e deve propiciar. Logo, a partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender, a partir das contribuições das professoras da Educação Infantil, quais são suas percepções sobre o brincar das crianças durante o período de isolamento social, suas dificuldades como docentes e desafios das crianças ao voltar ao ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada na Pedagogia da Infância, em diálogo com Vigotsky (1996) e Kishomoto (2014) e outros autores e autoras. Logo após, entrevistas semi-estrutradas com quatro professoras da Educação Infantil, que relataram como foi a rotina com as crianças durante o período de pandemia e também ao voltar ao ??normal??.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201920957

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabella Costa Lourenço e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo