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Título: POSSIBILIDADES DE PROTAGONIZAR SENDO CRIANÇA NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA DIALOGANDO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA DE REGGIO EMILIA

Título alternativo: POSSIBILITIES OF PLAYING A LEADING ROLE AS A CHILD IN SCHOOL TIMES AND SPACES DIALOGUING WITH EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS FROM A REGGIO EMILIA PERSPECTIVE

Autoria de: Andresa Aparecida de Sales

Orientação de: Olga Maria de Araujo Soares

Presidente da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Terceiro membro da banca: Bethania de Assis Costa Goulart

Palavras-chaves: Protagonismo Infantil, Escuta Sensível, Tempos e Espaços, Planejamento e Organização, Educação Infantil.

Data da defesa: 24/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Sales, A. A. d. POSSIBILIDADES DE PROTAGONIZAR SENDO CRIANÇA NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA DIALOGANDO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA DE REGGIO EMILIA. 2023. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Considerando que as crianças da primeira infância possuem formas específicas de serem tratadas e concebidas na sociedade, e que elas são atores sociais que possuem direitos que devem ser assegurados, busco elucidar a importância da valorização e do reconhecimento das crianças da primeira infância como protagonistas de suas aprendizagens nos tempos e espaços em toda a rotina na Educação Infantil a partir da abordagem de Reggio Emilia, dialogando com professoras que atuam com crianças de 3, 4 e 5 anos de idade, numa instituição federal de Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer e analisar se na prática pedagógica das professoras que trabalham na Educação Infantil, existe ou não possibilidades das crianças serem protagonistas nos tempos e espaços da escola. Metodologicamente, esta pesquisa tece de uma concepção qualitativa, que se produziu pela análise bibliográfica de autores como Edwards Gandini Forman (2016), Friedmann (2020), Rinaldi (2020), Horn (2004), entre outros.Também foi analisado alguns documentos legais que norteiam a Educação Infantil brasileira, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), a Constituição Federal (1988), a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Fez-se uma análise exploratória por meio da realização de uma entrevista com 5 professoras através de um questionário estruturado online aplicado a partir da ferramenta Google Forms. Os dados obtidos foram examinados, mediante a uma análise compreensiva, à luz dos referenciais teóricos apresentados. Observou-se que as professoras organizam os tempos e espaços de forma a favorecer o protagonismo das crianças, mas que para isso, muitas desafios precisam ser vencidos como o espaço limitado das salas de referência, falta de recursos e materiais e o pouco tempo que as crianças têm nos espaços da escola durante a rotina.

Abstract: Considering that early childhood children have specific ways of being treated and conceived in society, and that they are social actors who have rights that must be ensured, I sought to elucidate the importance of valuing and recognizing early childhood children as the protagonists of their learning in the times and spaces throughout the routine in Early Childhood Education based on the Reggio Emilia approach, dialoguing with teachers who work with children aged 3, 4 and 5 in a federal Early Childhood Education institution. The general objective of the research was to find out and analyze whether or not the pedagogical practice of teachers working in Early Childhood Education allows children to be protagonists in school times and spaces. Methodologically, this research is based on a qualitative conception, which was produced through the bibliographic analysis of authors such as Edwards Gandini Forman (2016), Friedmann (2020), Rinaldi (2020), Horn (2004), among others. Some legal documents that guide Brazilian Early Childhood Education were also analyzed, such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), the Federal Constitution (1988), the National Common Curriculum Base (2018), the Statute of the Child and Adolescent (1990) and the Law of Guidelines and Bases of Education (1996). An exploratory analysis was carried out by interviewing five teachers using a structured online questionnaire applied using the Google Forms tool. The data obtained was examined through a comprehensive analysis in the light of the theoretical frameworks presented. It was observed that the teachers organize the times and spaces in such a way as to encourage children to take a leading role, but that many challenges need to be overcome in order to do so, such as the limited space in the classrooms, the lack of resources and materials and the short time that the children have in the school spaces during the routine. Keywords Child Protagonism. Sensitive Listening. Times and Spaces. Planning and Organization. Early Childhood Education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201921136

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andresa Aparecida de Sales e Universidade Federal de Lavras

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