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Título: O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 AS DIFICULDADES, TRANSFORMAÇÕES, INOVAÇÕES E REFLEXOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS.

Título alternativo: PEDAGOGICAL PLANNING DURING THE COVID-19 PANDEMIC THE DIFFICULTIES, TRANSFORMATIONS, INNOVATIONS AND REFLECTIONS IN THE DAY-TO-DAY OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION AFTER THE RETURN OF PRESENTIAL.

Autoria de: Kerolaine Eugenio Braz

Orientação de: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Presidente da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Covid-19, Crianças, Educação Infantil, Escolas, Planejamento Pedagógico.

Data da defesa: 23/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Braz, K. E. O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 AS DIFICULDADES, TRANSFORMAÇÕES, INOVAÇÕES E REFLEXOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS.. 2023. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: RESUMO Para que o processo de ensino e aprendizagem seja estruturado e estabelecido de forma qualitativa e significativa é necessário o desenvolvimento do planejamento pedagógico. Na Educação Infantil, tal processo de organização é indispensável para que seja possível estabelecer meios e criar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança. Porém, com a pandemia da Covid-19, surgiram diversas dificuldades para organizar o planejamento pedagógico visando constituir a aprendizagem no ambiente doméstico. Esse tornou-se um ponto a ser questionado constantemente durante tal processo, em que os professores e professoras tiveram dificuldades e passaram por várias mudanças para constituírem um planejamento pedagógico significativo. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se deu o planejamento pedagógico no contexto da pandemia da Covid-19 e os seus reflexos no cotidiano da Educação Infantil após o retorno das atividades presenciais. A metodologia utilizada é a análise exploratória junto aos dados levantados em um questionário por meio do Google Forms com professorases que atuam na rede pública, municipal e federal no município de Lavras, que atuaram na primeira e segunda etapa da Educação Infantil nos anos de 2020 a 2022. Os dados obtidos foram ponderados a partir dos referenciais teóricos abordados, no qual contaram com o auxílio de revisão de literatura baseada em obras e artigos científicos de autores como Corsino (2006), Libâneo (1994), Luck (1999), Vasconcellos (2012) e Orso (2015) que possibilitaram a construção de um conhecimento maior sobre a temática. A partir da pesquisa foi possível trazer dados para que os professores e professoras possam refletir sobre suas práticas no processo do planejamento pedagógico na Educação Infantil após o retorno das atividades presenciais. Observou-se que as professoras tiveram inúmeras dificuldades para efetivar o planejamento durante o momento pandêmico por causa dos novos meios de estruturação do ensino devido a questões como as (im)possibilidades das atividades remotas na Educação Infantil, o não acompanhamento das famílias pela falta de tempo e também de acesso à internet, dificuldade das professoras em lidar com as novas tecnologias, falta de apoio das instituições e outras. Mesmo diante de tantos obstáculos, as docentes conseguiram se reinventar e utilizar novas estratégias para promover algumas proposições das aprendizagens no ambiente doméstico. Evidenciouse que logo após o retorno das atividades presenciais, as professoras apontaram diferenças na organização do planejamento pedagógico e no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

Abstract: ABSTRACT In order for the teaching and learning process to be structured and established in a qualitative and meaningful way, it is necessary to develop pedagogical planning. In Early Childhood Education, this process of organization is indispensable so that it is possible to establish means and create possibilities for the integral development of the child. However, with the Covid-19 pandemic, a number of difficulties have arisen when it comes to organizing pedagogical planning in order to constitute learning in the home environment. This has become a point to be constantly questioned duringthis process, in which teachers have had difficulties and have undergone several changes in order to create meaningful pedagogical planning. Therefore, this research aims to analyze how pedagogical planning took place in the context of the Covid-19 pandemic and its effects on the daily routine of EarlyChildhood Education after the return of face-to-face activities. The methodology used is exploratory analysis of the data collected in a questionnaire using Google Forms with teachers working in the public,municipal and federal schools in the municipality of Lavras, who worked in the first and second stages of Early Childhood Education in the years 2020 to 2022. The data obtained was weighted based on the theoretical references addressed, with the help of a literature review based on works and scientific articles by authors such as Corsino (2006), Libâneo (1994), Luck (1999), Vasconcellos (2012) and Orso(2015), which enabled the construction of greater knowledge on the subject. From the research, it was possible to provide data so that teachers can reflect on their practices in the pedagogical planning processin Early Childhood Education after returning from face-to-face activities. It was observed that the teachers had numerous difficulties in planning during the pandemic because of the new ways of structuring teaching due to issues such as the (im)possibilities of remote activities in Early Childhood Education, the failure to accompany families due to lack of time and internet access, teachers difficultyin dealing with new technologies, lack of support from institutions and others. Even in the face of so many obstacles, the teachers managed to reinvent themselves and use new strategies to promote some learning proposals in the home environment. It was clear that soon after returning to face-to-face activities, the teachers noticed differences in the organization of pedagogical planning and in the childrens teaching and learning process.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20232201921163

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kerolaine Eugenio Braz e Universidade Federal de Lavras

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