Título: A PROPAGAÇÃO DA DESINFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO
Título alternativo: THE SPREAD OF (MIS)INFORMATION IN THE INFORMATION SOCIETY A CHALLENGE FOR EDUCATION
Autoria de: Fernando Junior da Silva
Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Primeiro membro da banca: Angelo Constancio Rodrigues
Segundo membro da banca: Arlete Vilela de Faria
Palavras-chaves: Sociedade da Informação, Tecnologias Digitais, Emancipação, Educação, Semiformação
Data da defesa: 11/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 13/12/2023
Data da publicação: 13/12/2025
Referência: Silva, F. J. d. A PROPAGAÇÃO DA DESINFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho se propõe a ser um ensaio acadêmico que parte do pressuposto de que em uma sociedade onde a comunicação possui forte influência, transitam ao mesmo tempo conhecimento e desinformação. Assim, a proposta desse trabalho é refletir sobre alguns aspectos que consideramos importantes sobre a educação na sociedade da (des)informação, evidenciando aspectos importantes do funcionamento dessa sociedade e elementos que dialogam com a educação e suas dificuldades e desafios. As tecnologias de informação e comunicação têm transformado a vida cotidiana de forma perceptível, barreiras geográficas e temporais são transpassadas, o acesso aos mais variados tipos de ideias que de certa forma são democratizadas pelo avanço tecnológico. Diante dessa realidade, todos estão conectados entre si, no entanto conectados também a um mar de (des)informações. Acreditamos que o acesso a informação proporcionado pela sociedade em rede, na qual uma nova realidade está sendo criada, o real e o digital se convergem, verdades e fa
Abstract: This work aims to be an academic essay that starts from the assumption that in a society where communication holds strong influence, both knowledge and misinformation coexist simultaneously. The purpose of this work is to reflect on certain aspects that we consider important regarding education in the society of (mis)information, highlighting key aspects of how this society operates and elements that intersect with education, presenting its difficulties and challenges. Information and communication technologies have noticeably transformed everyday life, transcending geographical and temporal barriers, providing access to various ideas that are, in a way, democratized by technological advancement. Faced with this reality, everyone is interconnected, yet also linked to a sea of (mis)information. We believe that the access to information provided by the networked society, in which a new reality is being created, where the real and the digital converge, and truths and fallacies clash. In this ambivalent scenario, educating becomes a challenge and takes on new characteristics. Thus, now more than ever, education should be grounded in its ability to shape critical and emancipated individuals
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fernando Junior da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo