SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO CONCEITOS E POSSIBILIDADES PRÁTICAS

Título alternativo: PHONOLOGICAL AWARENESS IN LITERACY CONCEPTS AND PRACTICAL POSSIBILITIES

Autoria de: Camila Braz de Oliveira

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Luciane Vasconcelos Rodrigues

Palavras-chaves: consciência fonológica, atividades lúdicas, metodologia, jogos, alfabetização

Data da defesa: 14/04/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 16/06/2025

Data da publicação: 16/06/2025

Referência: Oliveira, C. B. d. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO CONCEITOS E POSSIBILIDADES PRÁTICAS . 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho parte do princípio de que a dimensão linguística desempenha um papel essencial no processo de alfabetização. A compreensão, por parte do professor, do funcionamento do sistema de escrita alfabética ???? especialmente das relações entre grafemas e fonemas ???? é fundamental para lidar com a complexidade da escrita convencional. Essa base teórica permite ao docente planejar intervenções mais eficazes e adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos. Além disso, é preciso considerar que a alfabetização demanda uma relação com o texto, que requer da produção de significados, entender como palavras e frases são usadas para comunicar ideias, sentimentos, informações e entre outras temáticas. A problematização deste estudo, foi baseada nas seguintes perguntas Como a consciência fonológica contribui para a apropriação do sistema de escrita alfabética na alfabetização? Quais jogos lúdicos podem estimular a consciência fonológica e favorecer o avanço na escrita? Como os professores podem adaptar s

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20251202110608

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Camila Braz de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo