SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Educação de Jovens e Adultos O que dizem as pesquisas sobre a modalidade?

Autoria de: Cynthia Mara Cotti Paredes

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Coorientação de: Fernanda Ferrari

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente, Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas, Obras bibliográficas

Data da defesa: 01/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 09/12/2025

Data da publicação: 09/12/2025

Referência: Paredes, C. M. C. Educação de Jovens e Adultos O que dizem as pesquisas sobre a modalidade?. 2025. 10 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente artigo trata dos desafios, o processo histórico e origem da política de formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo uma reflexão sobre o docente da sua formação inicial e continuada e que possibilitem superar os desafios da EJA, trabalhando pela sociedade e pela liberdade no processo de ensino aprendizagem. Configurando-se como um estudo bibliográfico, a metodologia adotada consistiu na análise de obras acadêmicas, priorizando artigos publicados entre 2020 e 2025 em repositórios nacionais, a fim de identificar tendências e lacunas contemporâneas sobre a modalidade. A pesquisa demonstrou que, historicamente, a modalidade carece de políticas de formação sólidas, o que se reflete na fragilidade da presença da EJA nas matrizes curriculares da formação inicial do curso de pedagogia. Os resultados da análise convergem em três pontos centrais (1) a formação inicial é insuficiente (2) a formação continuada situada e contextualizada é a mais eficaz na promoção de práticas refl

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252201711984

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cynthia Mara Cotti Paredes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo