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Título: ANÁLISE DA POLÍTICA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA PRECARIZAÇÃO, HOSTILIDADES E INTERFERÊNCIAS PRIVADAS

Autoria de: Marcus Vinicius de Oliveira Messias

Orientação de: Regilson Maciel Borges

Presidente da banca: Regilson Maciel Borges

Primeiro membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice

Segundo membro da banca: Marcelle Regina de Assis Sousa

Palavras-chaves: neoliberalismo, precarização, educação básica, políticas públicas, meritocracia

Data da defesa: 24/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 02/12/2025

Data da publicação: 02/12/2025

Referência: Messias, M. V. d. O. ANÁLISE DA POLÍTICA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA PRECARIZAÇÃO, HOSTILIDADES E INTERFERÊNCIAS PRIVADAS. 2025. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O estudo analisa os impactos da racionalidade neoliberal sobre a educação básica brasileira, buscando compreender de que modo esse paradigma político e econômico contribui para a precarização do ensino público e das condições de trabalho docente. Fundamentado em autores como Foucault, Harvey, Adrião, Peroni, Alencar, Alves, Klaus e Loureiro, Ceccon e Drabach, entre outros, o trabalho discute a consolidação do neoliberalismo como racionalidade que ultrapassa a esfera econômica e redefine o papel do Estado e das instituições educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseou-se na análise de artigos científicos publicados entre 2014 e 2024, selecionados na base de dados SCIELO, e organizados de acordo com sua pertinência teórica. Os resultados indicam que a racionalidade neoliberal se expressa nas políticas educacionais por meio de práticas de gestão gerencial, avaliação padronizada e parcerias público-privadas, promovendo a mercantilização da educação, a intensificação da responsabilização individual e o enfraquecimento da autonomia docente. Conclui-se que o neoliberalismo, ao transformar a educação em instrumento de mercado, contribui para a precarização estrutural e simbólica da escola pública, exigindo resistências políticas e pedagógicas que reafirmem a educação como direito social e bem comum.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202011007

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcus Vinicius de Oliveira Messias e Universidade Federal de Lavras

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