Título: ANÁLISE DA POLÍTICA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA PRECARIZAÇÃO, HOSTILIDADES E INTERFERÊNCIAS PRIVADAS
Autoria de: Marcus Vinicius de Oliveira Messias
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice
Segundo membro da banca: Marcelle Regina de Assis Sousa
Palavras-chaves: neoliberalismo, precarização, educação básica, políticas públicas, meritocracia
Data da defesa: 24/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 02/12/2025
Data da publicação: 02/12/2025
Referência: Messias, M. V. d. O. ANÁLISE DA POLÍTICA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA PRECARIZAÇÃO, HOSTILIDADES E INTERFERÊNCIAS PRIVADAS. 2025. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O estudo analisa os impactos da racionalidade neoliberal sobre a educação básica brasileira, buscando compreender de que modo esse paradigma político e econômico contribui para a precarização do ensino público e das condições de trabalho docente. Fundamentado em autores como Foucault, Harvey, Adrião, Peroni, Alencar, Alves, Klaus e Loureiro, Ceccon e Drabach, entre outros, o trabalho discute a consolidação do neoliberalismo como racionalidade que ultrapassa a esfera econômica e redefine o papel do Estado e das instituições educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseou-se na análise de artigos científicos publicados entre 2014 e 2024, selecionados na base de dados SCIELO, e organizados de acordo com sua pertinência teórica. Os resultados indicam que a racionalidade neoliberal se expressa nas políticas educacionais por meio de práticas de gestão gerencial, avaliação padronizada e parcerias público-privadas, promovendo a mercantilização da educação, a intensificação da responsabilização individual e o enfraquecimento da autonomia docente. Conclui-se que o neoliberalismo, ao transformar a educação em instrumento de mercado, contribui para a precarização estrutural e simbólica da escola pública, exigindo resistências políticas e pedagógicas que reafirmem a educação como direito social e bem comum.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcus Vinicius de Oliveira Messias e Universidade Federal de Lavras
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