SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CONFLITOS RACIAIS A ATUAÇÃO DOS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE LAVRAS

Título alternativo: RACIAL CONFLICTS THE ROLE OF TEACHERS IN ELEMENTARY SCHOOL I IN THE CITY OF LAVRAS

Autoria de: Vivian Antunes Rosa

Orientação de: Camila Simoes Rosa

Coorientação de: Ione Borges Meira

Presidente da banca: Camila Simoes Rosa

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Aline da Cunha Miranda

Palavras-chaves: Conflitos raciais, Atuação docente, Educação antirracista, Formação docente, Ensino fundamental.

Data da defesa: 19/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 15/12/2025

Data da publicação: 15/12/2025

Referência: Rosa, V. A. CONFLITOS RACIAIS A ATUAÇÃO DOS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE LAVRAS. 2025. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Esta pesquisa investiga a manifestação de conflitos étnico-raciais no ambiente escolar e as estratégias de atuação docente diante dessas ocorrências, no Ensino Fundamental I da rede pública de Lavras-MG. O estudo tem como fundamento legal a Lei nº 10.6392003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Seu objetivo principal é compreender como tais conflitos se manifestam nas salas de aula e analisar as estratégias utilizadas pelos professores para enfrentá-los. A investigação, motivada pela trajetória pessoal da pesquisadora com experiências de racismo e apagamento da identidade negra, adota uma metodologia qualitativa com abordagem exploratória, por meio de um estudo de caso que utilizou entrevistas semiestruturadas com duas professoras da rede municipal. Os resultados indicam que os conflitos variam de formas explícitas a microagreções veladas, e sua percepção é profundamente influenciada pela trajetória e identidade racial das educadoras. As estratégias de atuação id

Abstract: This research investigates the manifestation of ethnic-racial conflicts in the school environment and the teaching strategies employed to address these occurrences in Elementary School I of the public school system in Lavras, Minas Gerais. The study is legally grounded in Law No. 10,6392003 and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. Its main objective is to understand how such conflicts manifest in classrooms and to analyze the strategies used by teachers to confront them. The investigation, motivated by the researchers personal trajectory involving experiences of racism and the erasure of Black identity, adopts a qualitative methodology with an exploratory approach, through a case study that used semi-structured interviews with two teachers from the municipal network. The results indicate that conflicts range from explicit forms to veiled microaggressions, and their perception is deeply influenced by the educators personal trajectory and racial identity. The identifi

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202021158

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vivian Antunes Rosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo