Título: A SUPERVISÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA ESCOLA
Título alternativo: School Supervision and Continuing Teacher Training at School
Autoria de: Ana Cristina Rodrigues Maximiano
Orientação de: Bethania Bittencourt Costa e Silva
Presidente da banca: Bethânia Bittencourt Costa e Silva
Primeiro membro da banca: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Supervisão, formação, prática, desenvolvimento, docente
Data da defesa: 04/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 16/12/2025
Data da publicação: 16/12/2025
Referência: Maximiano, A. C. R. A SUPERVISÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA ESCOLA. 2025. 12 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a atuação da supervisão escolar na formação continuada dos professores, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema. Fundamentado em autores como Libâneo (2015), Zieger (2009), Domingues (2015) e Nóvoa (2009), o estudo reconhece que a escola é um espaço dinâmico, em constante transformação, e que o papel do supervisor ultrapassa a dimensão administrativa, assumindo caráter formativo, mediador e pedagógico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão de leitura do tipo narrativa. Os resultados apontam que a supervisão contribui de forma significativa para o desenvolvimento profissional dos professores, ao promover espaços de diálogo, reflexão e troca de experiências no cotidiano escolar. A literatura demonstra que o supervisor atua como elo entre gestão, docentes e comunidade.
Abstract: This work aims to understand the role of school supervision in the continuing education of teachers, based on a literature review on the subject. Based on authors such as Libâneo (2015), Zieger (2009), Domingues (2015) and Nóvoa (2009), the study recognizes that the school is a dynamic space, in constant transformation, and that the role of the supervisor goes beyond the administrative dimension, assuming a formative, mediating and pedagogical character. Methodologically, this is a qualitative research, based on a narrative-type review of readings. The results indicate that supervision contributes significantly to the professional development of teachers, by promoting spaces for dialogue, reflection and exchange of experiences in the daily school routine. The literature shows that the supervisor acts as a link between management, teachers and the community.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Cristina Rodrigues Maximiano e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo