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Título: A HERANÇA DE UM POVO QUE TEM GRANDEZA CRIANÇAS NEGRAS E A CONSTRUÇÃO DE CULTURA

Autoria de: Livia de Seixas Marcolino

Orientação de: Camila Simoes Rosa

Presidente da banca: Camila Simões Rosa

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Segundo membro da banca: Ayodele Floriano Silva

Terceiro membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Infância negra, Sociologia da Infância, Valorização, Prática pedagógica, Fortalecimento.

Data da defesa: 09/10/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 08/12/2025

Data da publicação: 08/12/2025

Referência: Marcolino, L. d. S. A HERANÇA DE UM POVO QUE TEM GRANDEZA CRIANÇAS NEGRAS E A CONSTRUÇÃO DE CULTURA . 2025. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: As motivações que orientam este trabalho partem de um olhar investigativo e sócio histórico voltado à valorização das identidades e do pertencimento étnico-racial na infância. Busca-se ampliar as compreensões acerca das infâncias negras, deslocando o foco exclusivo da denúncia para também afirmar e valorizar a potência desses sujeitos. Enquanto educadoras comprometidas com uma perspectiva antirracista, reconhecemos o espaço escolar como território frutífero para a construção de olhares positivos sobre a criança negra, favorecendo o fortalecimento de suas identidades étnico-raciais. Conforme discute Nilma Lino Gomes (2005), esse fortalecimento demanda reconhecimento positivo da identidade negra, representatividade positiva e formação antirracista. Kabengele Munanga (2003) defende que a construção da autoestima da criança negra passa pela valorização de sua história e cultura. A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pretende analisar a escuta das crianças negras a partir do desenvolvimento de uma prática pedagógica. Os dados desta pesquisa foram coletados durante a disciplina de Estágio e Práticas em Docências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, junto a uma turma do 3º ano. A leitura do poema afro-brasileiro ????Canção dos povos africanos????, de Fernando Paixão, serviu como ponto de partida para reflexões sobre a cultura africana, pertencimento étnico-racial, e reconhecimento das lutas, vivências e conquistas de sujeitos negros. Por meio de um olhar proveniente das próprias crianças foi possível evidenciar a magnitude das infâncias negras, compreendendo suas singularidades e rompendo com a ideia de que são apenas vítimas de um destino já anunciado. Ao contrário, tais crianças se revelam como agentes e precursoras de cultura. Explorar essa potencialidade das crianças negras implica o reconhecimento de que são sujeitos repletos de saberes e qualidades que devem ser reconhecidos, abordados e discutidos nos espaços acadêmicos e curriculares.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202120729

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Livia de Seixas Marcolino e Universidade Federal de Lavras

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