Título: RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOS LEITORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Título alternativo: CONVERSATION CIRCLES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION A SPACE FOR DEVELOPING READERS FROM THE PERSPECTIVE OF LITERARY LITERACY
Autoria de: Ana Livia Moreira Vianeli
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Coorientação de: Josiele Vita da Silva Tavares
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: rodas de conversa, letramento literário, literatura infantil, protagonismo infantil, mediação da leitura.
Data da defesa: 19/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 09/12/2025
Data da publicação: 09/12/2025
Referência: Vianeli, A. L. M. RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOS LEITORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO . 2025. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A presente pesquisa nasceu da observação do cotidiano docente durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia, momento em que emergiram reflexões e aprendizagens que contribuíram para minha formação profissional. A partir dessas vivências, identificou-se que, em muitas escolas, o momento da roda de conversa que poderia configurar-se como espaço de escuta, expressão e protagonismo infantil tem se reduzido a uma prática rotineira e mecânica, desprovida de intencionalidade pedagógica. Essa constatação despertou a necessidade de repensar as mediações realizadas com os livros literários na Educação Infantil, compreendendo-as como oportunidades de interação, construção de significados e desenvolvimento do pensamento infantil. Nesse contexto, o estudo parte do pressuposto de que a literatura infantil, quando mediada com sensibilidade e intencionalidade, contribui não apenas para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação, do fortalecimento dos vínculos afetivos, da escuta ativa e da autonomia interpretativa, por isso considera-se que as rodas de conversa são capazes de promover o letramento literário e o protagonismo das crianças. Com base nesse pressuposto, surgem as questões norteadoras de que forma as rodas de conversa podem contribuir para o desenvolvimento do letramento literário na Educação Infantil? E como podem favorecer o protagonismo infantil e a construção de sentidos literários? Diante disso, a pesquisa tem como objetivo geral refletir como as rodas de conversa podem contribuir para o desenvolvimento do letramento literário, a partir da escuta, interpretação e construção coletiva de sentidos pelas crianças durante a leitura de obras literárias. Como objetivos específicos buscou-se realizar rodas de conversa que possibilitassem às crianças compartilharem suas interpretações e identificar as contribuições dessas práticas para a formação do leitor na infância. Com abordagem qualitativa e natureza exploratória, o estudo foi desenvolvido em uma escola pública de um município da região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, envolvendo crianças de quatro a cinco anos, durante o ano letivo de 2024. As atividades incluíram leitura de obras literárias, reconto, rodas de conversa e registros artísticos. Para estudo e embasamento teórico foram utilizados estudiosos no campo semântico de letramento literário e leitura como Rildo Cosson, Maria Helena Martins, Cecília Bajour etc. Os resultados indicam que as rodas de conversa se configuram como espaços de mediação sensível, onde as crianças expressam emoções, formulam hipóteses e constroem coletivamente significados sobre as narrativas. Conclui-se que as rodas de conversa, mediadas com intencionalidade e afeto, são práticas potentes para o desenvolvimento do letramento literário na Educação Infantil, favorecendo a autonomia, a imaginação e o protagonismo infantil.
Abstract: The present research emerged from observing everyday teaching practices during the supervised internships of the Pedagogy program, a moment in which reflections and learnings arose that contributed to my professional development. From these experiences, it was identified that, in many schools, the moment of the conversation circle???????? which could serve as a space for listening, expression, and children????????s protagonism???????? has been reduced to a routine and mechanical practice, lacking pedagogical intentionality. This realization sparked the need to reconsider how literary books are mediated in Early Childhood Education, understanding them as opportunities for interaction, meaning-making, and the development of children????????s thinking. In this context, the study is based on the assumption that children????????s literature, when mediated with sensitivity and intentionality, contributes not only to the development of language, imagination, the strengthening of affective bonds, active listening, and interpretative autonomy, but also to promoting literary literacy and children????????s protagonism. Based on this assumption, the guiding questions emerge In what ways can conversation circles contribute to the development of literary literacy in Early Childhood Education? And how can they support children????????s protagonism and the construction of literary meaning? Therefore, the general objective of this research is to reflect on how conversation circles can contribute to the development of literary literacy, through listening, interpretation, and the collective construction of meaning by children during the reading of literary works. The specific objectives included conducting conversation circles that allowed children to share their interpretations and identifying the contributions of these practices to the formation of young readers. With a qualitative and exploratory approach, the study was conducted in a public school in a municipality in the Campo das Vertentes region, Minas Gerais, involving children aged four to five during the 2024 academic year. The activities included reading literary works, retelling stories, conversation circles, and artistic records. For theoretical grounding, scholars in the semantic field of literary literacy and reading were used, such as Rildo Cosson, Maria Helena Martins, and Cecilia Bajour. The results indicate that conversation circles are configured as spaces of sensitive mediation, where children express emotions, formulate hypotheses, and collectively construct meanings about narratives. It is concluded that conversation circles, when mediated with intentionality and affection, are powerful practices for developing literary literacy in Early Childhood Education, fostering autonomy, imagination, and children????????s protagonism.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Livia Moreira Vianeli e Universidade Federal de Lavras
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