SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Título alternativo: ATTENTION DEFICIT DISORDER WITH HYPERACTIVITY REFLECTIONS AND IMPLICATIONS IN TEACHING PRACTICE

Autoria de: Leticia de Abreu Silva

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Joseli Aparecida Fernandes

Segundo membro da banca: Breno Alvarenga Almeida

Palavras-chaves: Educação, Professor regente, Processo de ensino, aprendizagem, TDAH

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Silva, L. d. A. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O TDAH afeta diretamente o aprendizado da criança e o seu rendimento escolar, dessa forma, é necessário conhecer os seus principais sintomas desatenção, hiperatividade e impulsividade, suas características, causas, diagnósticos e a sua implicação no ambiente escolar. É um tema pertinente a ser investigado, possui relevância social, pois interfere na estrutura, dinâmica e comportamento familiar e reflete nas relações sociais com a comunidade escolar. Essa pesquisa bibliográfica possui o objetivo de identificar o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem e refletir sobre a metodologia a ser aplicada para lidar com esses alunos, apresentando intervenções e orientações. Os resultados obtidos apresentaram uma proposta de ação envolvendo práticas pedagógicas e atividades com o intuito de auxiliar os professores e facilitar a aprendizagem do aluno com o transtorno. O TDAH precisa da colaboração das partes envolvidas, incluindo a própria criança, os pais e a equipe multidisciplinar (psicólogo, professor,

Abstract: ADHD directly affects the childs learning and school performance, so it is necessary to know its main symptoms inattention, hyperactivity, and impulsivity, its characteristics, causes, diagnoses, and its implication in the school environment. It is a pertinent topic to be investigated that it has social relevance, as it interferes in the structure, dynamics, and family behavior and reflects in the social relations with the school community. Thought, bibliographic research to identify the role of the conducting teacher in the teaching-learning process that reflects on the methodology to be applied to deal with these students, presenting interventions and guidelines. The results demonstrated a proposal for action involving pedagogical practices and activities to assist teachers and facilitate student learning with the disorder. ADHD needs the joint effort of the parties involved, including the child himself, the parents, and the multidisciplinary team (psychologist, teacher, psycho pedagogue, speech therapist

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711356

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47826

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia de Abreu Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo