SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PRÁTICAS DOCENTES QUE PODEM ESTIMULAR O APRENDIZADO DO ALUNO

Autoria de: Dione Paulo de Lima

Orientação de: Jéssica Francine Ferreira da Silva

Presidente da banca: Jéssica Francine Ferreira da Silva

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Processo de ensino-aprendizagem, Estímulo, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação inicial, Formação contínua

Data da defesa: 26/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/07/2021

Data da publicação: 07/07/2021

Referência: Lima, D. P. d. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PRÁTICAS DOCENTES QUE PODEM ESTIMULAR O APRENDIZADO DO ALUNO. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Vivemos em uma sociedade fortemente impactada por tecnologias. Devido a isso, é possível observar diversos desafios referentes à educação de crianças, como a dificuldade em associar o uso das tecnologias ao ensino tradicional, a utilização de métodos que prendam a atenção das crianças e as estimulem, em especial a atual geração que, em sua maioria, está muito envolvida com a tecnologia. Assim, nosso objetivo, ao realizar a pesquisa, foi identificar quais ações e práticas educativas podem ser desenvolvidas, em sala de aula, para tentar estimular o interesse e o aprendizado de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Embasamo-nos nas contribuições de autores como, Gonçalves e Frazão (2019), Leonel, Silva e Costa (2019), Soares e Maschio (2017), entre outros. Percebemos, por meio destes, como ações aparentemente simples, mas que possuem grande complexidade, podem se tornar ferramentas poderosas em estimular o aprendizado. Utilizando-nos de pesquisa bibliográfica, nas plataformas Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que teve como recorte artigos publicados nos últimos 20 anos, e de uma análise integrativa dos dados, esta pesquisa identificou que a formação continuada a troca de experiências e reflexões entre os docentes as artes a música os jogos a utilização de instrumentos tecnológicos a consideração da multiplicidade e realidades dos alunos dentre outras, são ações e práticas que tendem a contribuir para o estímulo dos alunos, bem como para o aprimoramento profissional dos professores. Além disso, verificamos que o lúdico e as brincadeiras possuem papeis fundamentais e de destaque, configurando-se como ferramentas importantes para o auxílio de docentes que visam o estímulo do aprendizado dos alunos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711359

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47834

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Dione Paulo de Lima e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo