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Título: Neurociências na Educação e Metodologias Ativas uma aprendizagem significativa no ensino superior

Autoria de: Alessandra Prudente de Oliveira Silva

Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade

Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade

Primeiro membro da banca: Vivian Ariane Barausse de Moura

Segundo membro da banca: Warlley Ferreira Sahb

Terceiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Palavras-chaves: Educação, Ensino Superior, Neurociência, Neuroeducação, Metodologias Ativas

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Silva, A. P. d. O. Neurociências na Educação e Metodologias Ativas uma aprendizagem significativa no ensino superior. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A era da informação ou digital modificou as relações em diversas áreas, dentre elas as sociais e de trabalho. Estas mudanças exigem do estudante de ensino superior desenvolver habilidades, como flexibilidade, criticidade, análise reflexiva, autonomia, cooperação, inteligência emocional, empatia e capacidade de resolver problemas. Do docente exige-se um novo perfil, que pense práticas educativas eficientes como, por exemplo, as metodologias ativas. Estas possibilitam ao educando ser protagonista no seu processo de aprendizagem e a desenvolver habilidades exigidas tanto pela sociedade quanto pelo mercado de trabalho transformado pela quarta onda da evolução industrial. As neurociências também contribuem para a construção do conhecimento com pesquisas sobre a neurobiologia da aprendizagem. Objetivou-se, portanto, trazer reflexões e promover discussões sobre o uso de metodologias ativas que favoreçam a qualidade da aprendizagem no ensino superior, a partir dos estudos das neurociências aplicadas à educação sobre como o cérebro aprende. Para esta análise, realizou-se pesquisa bibliográfica de autores destas áreas e de artigos publicados nas plataformas da CapesMEC, Scielo e Google Acadêmico, no período entre 2010 e 2020. Nestas análises, inferiu-se que as metodologias ativas apresentam métodos de ensino diversos, possibilitando o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades exigidas pelas evoluções do século XXI. Aliadas aos estudos da neuroeducação podem ressignificar a práxis docente no ensino superior, num processo de ensino e aprendizagem que atenda as demandas contemporâneas nas relações sociais e de trabalho. Porém, ainda se tem muito a pesquisar sobre as aplicações práticas que interligam as neurociências com as metodologias ativas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711360

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47908

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alessandra Prudente de Oliveira Silva e Universidade Federal de Lavras

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