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Título: CONTRIBUIÇÕES QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS TRAZEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Fabiana Vieira Alves

Orientação de: Júlio Resende Costa

Presidente da banca: Júlio Resende Costa

Primeiro membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Segundo membro da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Palavras-chaves: educação, infantil, jogos, brincadeiras, dificuldades de aprendizagem.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Alves, F. V. CONTRIBUIÇÕES QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS TRAZEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo objetiva evidenciar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para o processo pedagógico e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil com dificuldades de aprendizagem. O estudo procurou identificar os principais entraves que podem dificultar o processo de aprendizagem das crianças nesta etapa escolar, bem como indicar e analisar quais jogos e brincadeiras podem contribuir para diminuir eou sanar as dificuldades de aprendizagem das crianças. A metodologia adotada fundamentou-se no ensaio bibliográfico. O referencial teórico fundamenta-se nas normativas que traz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2016), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), juntamente com as contribuições de Alves e Bianchin (2010), Bossa (2007), Barbosa (2015), Corrêa (2016), Ferreira e Rojas (2013), Kishimoto (1994 e 2010), Rojas (2007), Smith (2007), Souza (2015) e Tarouco, Roland e Febre (2004). A partir da pesquisa realizada, compreende-se que muitas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos podem estar relacionadas com problemas neurológicos ou alguns comportamentos específicos. No entanto, se utilizados com finalidade pedagógica, os jogos e as brincadeiras podem contribuir significativamente para contornar eou sanar essas dificuldades.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711364

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47673

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiana Vieira Alves e Universidade Federal de Lavras

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