SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: AFETIVIDADE NA ESCOLA A CRISE AFETIVA E SEU REFLEXO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autoria de: Jéssica Marina Aparecida Silva Andrade

Orientação de: Alessandro Garcia Paulino

Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino

Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Afetividade, Crise, Relação ProfessorAluno, Aprendizagem, Resgate da Afetividade.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Andrade, J. M. A. S. AFETIVIDADE NA ESCOLA A CRISE AFETIVA E SEU REFLEXO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A afetividade é o laço que permeia as relações entre educadores e educandos no ambiente escolar, portanto, o presente artigo tem como objetivo apresentar e problematizar o conceito de afetividade, analisar sua pertinência no processo formativo do ser humano, identificar possíveis soluções teóricas para resgatar a afetividade dentro da escola. Ao abordar aspectos sobre a crise afetiva e seus impactos no processo de aprendizagem, proporciona um novo olhar sobre esta temática, com vista a possibilitar novas posturas e novas práticas no contexto escolar, verificando os motivos de uma crise afetiva entre professor e aluno no âmbito educacional. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica embasada em diversos autores a partir da inserção no universo da escrita acadêmica de forma a exercitar um olhar mais instigante para o mundo da pesquisa e do ser pesquisador. Selecionou-se assim, essas contribuições por meio da leitura, com o objetivo de trazer a toma uma discussão sobre as principais teorizações de cada um deles para a elucidação do problema de pesquisa. O estudo demonstrou que a afetividade um fator indispensável para permear as relações entre educadores e educandos e que de fato se torna eficaz quando utilizada de forma aliada a prática pedagógica docente, trazendo assim, grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711365

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47815

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jéssica Marina Aparecida Silva Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo