SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: ENSINO REFLEXIVO DE ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoria de: Priscila Carvalho Leite de Souza

Orientação de: Andresa Helena de Lima

Presidente da banca: Andrêsa Helena de Lima

Primeiro membro da banca: Silmara Aparecida dos Santos

Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Palavras-chaves: Ortografia, Anos iniciais do Ensino Fundamental I, Ensino reflexivo, Ortografia Reflexiva, Ortografia na BNCC.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/07/2021

Data da publicação: 03/07/2021

Referência: Souza, P. C. L. d. ENSINO REFLEXIVO DE ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar como o ensino de ortografia é abordado nos documentos oficiais da educação, bem como pelos grandes pesquisadores da área dos estudos ortográficos e, assim, verificar como isso se concretiza na prática pedagógica. Para isso, a metodologia utilizada foi a elaboração de um relato de experiência, por meio do qual foi possível analisar um projeto desenvolvido em uma sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental à luz dos pressupostos teóricos selecionados. Como fundamentação teórica, recorremos, principalmente, às considerações de Artur Gomes de Morais (2003) e Maria José Nóbrega (2013), os quais defendem que o ensino de ortografia seja estruturado e pautado em uma abordagem investigativa e reflexiva. Verificou-se, ao final da pesquisa, que o projeto analisado promoveu reflexão linguística e motivou os alunos no processo de aprendizagem, contudo, careceu de uma estruturação mais definida e progressiva da sequência didática elaborada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711366

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47838

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Priscila Carvalho Leite de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo