SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A educação infantil como espaço democrático a participação da família

Autoria de: Priscila Vitoria Silva Chaves

Orientação de: Bárbara Cristina Heitor Silva

Presidente da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva

Primeiro membro da banca: Lucas Anibal Faria Seabra

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Palavras-chaves: Educação infantil, família, gestão democrática, docente, gestão participativa

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/07/2021

Data da publicação: 03/07/2021

Referência: Chaves, P. V. S. A educação infantil como espaço democrático a participação da família. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Considerando-se que a educação é um processo que ocorre em diferentes espaços e ambientes, e que a família desempenha uma função importante no desenvolvimento escolar do aluno, o presente artigo objetivou estudar a importância da participação da família na escola e, por meio de uma pesquisa bibliográfica, investigar se e como a escola de educação infantil tem possibilitado a participação das famílias na construção de um espaço democrático, por meio de atividades que envolvam as relações entre os alunos, a família, os professores e a equipe de gestão escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estritamente de cunho bibliográfico e caráter descritivo, que perpassa pelo estudo do percurso histórico de participação das famílias na educação infantil, seguida por uma abordagem sobre a gestão democrática na educação infantil, e incluindo a discussão sobre o papel da família e da escola no fomento à instauração de um espaço democrático na educação infantil. Ficou perceptível, por meio da pesquisa, que é de conhecimento geral a importância da participação da família no contexto escolar, com toda a sua importância advinda do fato de ser a base primeira para a formação do indivíduo, mas que, na realidade, essa integração não acontece sempre, e que a escola, em suas dificuldades financeiras e estruturais, assim como a própria família, em suas limitações decorrentes de uma própria educação insuficiente, não estão, em alguns momentos e cenários, prontas para promover, em conjunto, ações eficazes como deveriam.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711369

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47705

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Priscila Vitoria Silva Chaves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo