SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Construção de brinquedos com materiais reutilizáveis na Educação Infantil possibilidades de aprendizagens

Autoria de: Paloma Borges Nunes

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira

Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas

Palavras-chaves: Construção de Brinquedos, Materiais Reutilizáveis, Reciclagem, Educação Ambiental, Educação Infantil.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 01/07/2021

Data da publicação: 01/07/2021

Referência: Nunes, P. B. Construção de brinquedos com materiais reutilizáveis na Educação Infantil possibilidades de aprendizagens. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar as possibilidades de ensino e aprendizagens ligados ao processo de construção de brinquedos com materiais reutilizáveis na Educação Infantil. Considerando-se as particularidades desta etapa da educação básica, constituíram-se também objetivos do trabalho, identificar atividades que possibilitem a participação da criança no processo de construção de brinquedos e especificar os aprendizados e habilidades que podem ser desenvolvidos a partir dessas atividades. Para atingir estes objetivos utilizou-se como metodologia a Pesquisa Bibliográfica, que possibilitou conhecer e analisar referenciais teóricos como Nunes (2011), Tibúrcio et al. (2019), Santos (2007) e Kishimoto (2010), recorrendo-se também às contribuições de documentos oficiais como a LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9394 de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O estudo e análise destes aportes teóricos e documentos ajudaram a perceber que, ao envolver a criança no processo de construção de seus brinquedos, tornamos a experiência do brincar mais significativa, podendo-se desenvolver durante este processo aprendizados e habilidades que podem ajudar a preparar a criança para o exercício de sua cidadania, contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica, desenvolver a sua autonomia, melhorar sua autoestima e trabalhar diversos conteúdos e habilidades como reconhecimento de cores, formas, tamanhos, quantidades, noção espacial e capacidade de expressar-se por diferentes meios. Espera-se que a pesquisa possa auxiliar educadores e pesquisadores que se interessem em descobrir um pouco mais sobre as possibilidades de ensinos e aprendizagens existentes neste processo de construir, junto com as crianças, brinquedos e materiais a partir de materiais reutilizáveis, de forma a estender estes aprendizados para além das salas de aula.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711372

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47864

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paloma Borges Nunes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo