SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Autoria de: Sheila dos Santos dos Anjos

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra

Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Palavras-chaves: Alfabetização, Aprendizagem, Lúdico, Prática pedagógica, formação de professores

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Anjos, S. d. S. d. A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo traz um panorama sobre a colaboração do lúdico para o desenvolvimento do aluno na fase de sua alfabetização. Também delineou apresentar a relevância das atividades lúdicas e brincadeiras para o progresso físico, intelectual, social ou mesmo moral dos educandos em idades escolar na fase de alfabetização, trazendo grande vantagem de aprendizagem, já que a brincadeira é uma linguagem natural da criança. Assim, o processo de ensino-aprendizagem consiste em um complexo organismo onde o sujeito com suas normas biológicas de acordo com os seus recursos intelectuais manifesta o seu estado afetivo, emocional sua vida cotidiana. Na alfabetização, o docente poderá utilizar-se de vários meios que garantam o aprendizadoconhecimento, estimulando sua prática, utilizando de vários jogos, músicas, expressão corporal, utilizando da espontaneidade do educando para atingir as metas propostas para sua educação, pois, brincando também se aprende desde que o professor mediador do ensino estabeleça objetivos para cada atividade lúdica, independente de que a atividade seja escrita, falada ou jogada, o que importa é que o aluno se envolva no dinamismo proposto. Tal estudo foi caracterizado por pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Concluindo que o lúdico e a brincadeira aparecem em uma estratégia de grande significância para o desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares, também auxiliando no acréscimo cognitivo, afetivo e psicomotor do estudante.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711375

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47924

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sheila dos Santos dos Anjos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo