SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS INCORPORADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Gisele Aparecida de Souza

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira

Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas

Palavras-chaves: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino, Aprendizagem, Educação Infantil, Recursos Tecnológicos.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 02/07/2021

Data da publicação: 02/07/2021

Referência: Souza, G. A. d. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS INCORPORADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O envolvimento precoce de um número considerável de crianças com os recursos tecnológicos gera inquietação e remete à necessidade de incorporação destes recursos no processo formativo formal da criança. Dessa forma, faz-se necessário elencar o possível auxílio que os recursos tecnológicos podem incorrer sobre o processo de ensino e aprendizagem durante a Educação Infantil. Objetivando analisar as possibilidades de apropriação das Tecnologias Digitais na Educação Infantil, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, concomitante com um relato de experiência decorrente de observações ocorridas durante o Estágio Supervisionado II, inclusive no decorrer da pandemia da COVID-19. Os estudos apontam que é possível a inserção de recursos tecnológicos com fins pedagógicos na Educação Infantil, apesar da precariedade dos recursos tecnológicos no sistema educacional e do despreparo da formação destes profissionais em apropriarem das tecnologias. A repentina mudança causada na estrutura do sistema educacional em virtude do isolamento social, reafirma a importância da incorporação destes recursos na educação desde as etapas iniciais da Educação Básica. Outro resultado da pesquisa foi a elaboração da cartilha ????????????????????????????????????????????????????????????????Games em sala de aula????????????????????????????????????????????????????????????????, pensada a partir das leituras e do processo de escrita do Trabalho de Conclusão de Curso, sendo uma alternativa para auxiliar os professores, adaptando-a as diversas realidades escolares.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711376

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47654

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gisele Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo