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Título: Explorando a Educação Ambiental na Educação Infantil desafios e possibilidades

Autoria de: Marlene Oliveira Santos

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira

Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas

Palavras-chaves: Educação Ambiental, Materiais Recicláveis, Educação Infantil, Práticas Docente, Desafios e possibilidades.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Santos, M. O. Explorando a Educação Ambiental na Educação Infantil desafios e possibilidades. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo tem como intuito explorar as potencialidades da Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil, apresentando os desafios e possiblidades desta temática tão relevante para o cenário educacional. Desta maneira, direciona-se um olhar para as construções das práticas docentes diante a inclusão dos saberes relacionados a Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil. Partindo da complexidade da definição acerca da temática, utilizamos a natureza da pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica, pautada nos estudos das obras da Biblioteca virtual da UFLA, Google Acadêmico, Banco de teses e dissertações da CAPES, Scielo, Textos e livros indicados nas disciplinas do curso e documentos oficiais da Educação Básica. Torna-se fundamental para esses procedimentos metodológicos, o diálogo com autores que refletem sobre o papel e importância da Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem das escolas. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar os desafios e possibilidades que o docente tem ao trabalhar a educação ambiental na primeira etapa da Educação Básica. Os resultados das pesquisas apontam que a falta de formação dos professores dificulta a realização das práticas pedagógicas de forma articulada com a temática Educação Ambiental. Outro aspecto observado com o estudo é que os documentos oficiais direcionados a Educação Infantil, não potencializam a temática de forma contextualizada para oferecer subsídios para estes professores, distanciando as possibilidades de trabalhar com a temática nesta etapa da educação.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711381

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47802

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marlene Oliveira Santos e Universidade Federal de Lavras

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