SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Práticas da educação afetiva e os processos de ensino e aprendizagem

Autoria de: Micheline Barbosa Satil da Silva

Orientação de: Bárbara Cristina Heitor Silva

Presidente da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva

Primeiro membro da banca: Marcos Roberto Amorim

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Palavras-chaves: educação Infantil, práticas afetivas, afetividade, ensino, aprendizagem

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/07/2021

Data da publicação: 03/07/2021

Referência: Silva, M. B. S. d. Práticas da educação afetiva e os processos de ensino e aprendizagem . 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo pesquisar a relação entre as práticas de Educação Afetiva e os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Para fundamentar a Educação Afetiva e seus pilares, refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem, e reconhecer como se dão as práticas de afetividades na escola, a pesquisa bibliográfica se norteou em teorias e pesquisas a acerca da afetividade no ambiente escolar, a partir dos pressupostos estudos de autores como Henry Wallon, Jean Piaget, Vygotsky, Freire e outros autores com pesquisas afins. O artigo proposto procurou evidenciar o fato de que a afetividade ser parte primordial para a construção estrutural e psicológica do ser humano, desta forma, a mesma torna-se essencial para pleno desenvolvimento intelectual, emocional, cognitivo, e social do indivíduo. Assim, também diante do contexto escolar, onde a afetividade é um importante elemento que integra o processo de ensino-aprendizagem, a qual envolve a relação entre aluno e professor, de forma

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711389

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47831

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Micheline Barbosa Satil da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo