SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autoria de: Arinete Cristina da Silva

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Kátia Batista Martins

Palavras-chaves: Jogos, Brinquedos, Brincadeiras, Desenvolvimento global, Educação infantil.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 21/06/2021

Data da publicação: 21/06/2021

Referência: Silva, A. C. d. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A presente pesquisa aborda a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Tem como objetivo apresentar a importância e as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Para tanto, realiza-se um trabalho de revisão bibliográfica a partir Piaget (1975), (1976) e (1978), Kishimoto (1994), (2001), (2002), (2009) e (2003), Huizinga (1980), Negrine (1997) que pesquisa vários autores, com a intenção de alcançar os resultados almejados. O primeiro capítulo, fundamentado em Negrine (1997), Huizinga (1980) e (1999), Kishimoto (1994), (2001), (2002), (2003) Piaget (1975), (1976) e (1978), Cordazzo e Vieira (2007), Maluf (2009) e Barros (1995), aborda os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras, tendo em vista o desenvolvimento da criança da educação infantil, faz uma diferenciação entre os termos destacando os diferentes tipos existentes e suas respectivas funções. O segundo capítulo, baseado em Santos (1992), Brasil (1998), Pickard (1975), Ramos (2002) e Kishimoto (2001), se refere às atividades lúdicas e o desenvolvimento global das crianças. Aponta como essas atividades contribuem para o desenvolvimento global da Educação Infantil e quais atividades desenvolvem em cada uma delas. Por fim, o terceiro capítulo, a partir de Friedmann (1996), Almeida (1987) e (2000), Oliveira (1995), Chateau (1987) e Brasil (1998). Com base nos conhecimentos investigados, percebe-se a importância e os benefícios que as atividades lúdicas trazem ao desenvolvimento da criança, pois, por meio dessas atividades, a criança pode-se desenvolver física, cognitiva, social e afetivamente. O tema estudado é de relevância para o cenário educacional e muito pode contribuir para o trabalho de outros docentes que anseiam por aprimorar seu ofício.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711394

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47713

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Arinete Cristina da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo