SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O diagnóstico de TDAH na escola relações familiares em pauta na constituição do sujeito que aprende.

Autoria de: Janine Andrezza Silva Tótaro

Orientação de: Rosa Maria Godinho Monteiro

Presidente da banca: Rosa Monteiro

Primeiro membro da banca: Carina Adriele Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Diagnóstico, Relações familiares, Ensino-aprendizagem, Perspectiva Histórico-Cultural.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 01/07/2021

Data da publicação: 01/07/2023

Referência: Tótaro, J. A. S. O diagnóstico de TDAH na escola relações familiares em pauta na constituição do sujeito que aprende.. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo objetiva aprofundar estudos sobre as relações entre escola-família e o diagnóstico de Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade, perseguindo a problemática da influência do diagnóstico nas relações familiares em relação ao sujeito que aprende. Para tanto, buscou-se o aprofundamento teóricos sobre o TDAH a partir da Perspectiva Histórico-Cultural. Esta, escolhida no referido trabalho, tem por objetivo compreender as relações sociais como central no desenvolvimento humano para analisar as complexas vivências entre família-diagnóstico-escola, uma vez que apenas a medicalização não oferece resultados satisfatórios na aprendizagem das crianças que apresentam TDAH.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711396

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Janine Andrezza Silva Tótaro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo