SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: INTERSETORIALIDADE EDUCAÇÃO E SAÚDE EXPERIÊNCIAS ANTES, DURANTE E PERSPECTIVAS PÓS-PANDEMIA COVID-19

Título alternativo: INTERSECTORIALITY EDUCATION AND HEALTH EXPERIENCES BEFORE, DURING AND PERSPECTIVES POST COVID-19 PANEMIC

Autoria de: Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro

Orientação de: Marcos Roberto Amorim

Presidente da banca: Marcos Roberto Amorim

Primeiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: promoção da saúde, educação, intersetorialidade, covid-19, pandemia

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/06/2021

Data da publicação: 07/06/2021

Referência: Ribeiro, A. E. R. A. INTERSETORIALIDADE EDUCAÇÃO E SAÚDE EXPERIÊNCIAS ANTES, DURANTE E PERSPECTIVAS PÓS-PANDEMIA COVID-19 . 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Vivenciando e buscando compreender as práticas que interligam os setores da saúde e da educação, com questionamentos sobre suas efetividades e potencialidades não exploradas, as inter-relações destes setores tiveram profundas modificações a partir de premissas atuais de saúde. Com o objetivo de relatar experiências acerca da intersetorialidade saúde-educação antes e após o momento de pandemia e compará-las com a literatura de forma integrativa, este trabalho se propõe a imaginar futuras perspectivas de intersetorialidade nestes campos, quem sabe possibilitando novos olhares e abordagens mais efetivas de educação em saúde e de saúde na educação. Foi utilizado o relato de experiência como modalidade metodológica no estudo de um espaço interdisciplinar e de intersecção de saberes, apresentando, sistematizando e fundamentando propostas de intervenção. A educação em saúde se insere no grupo de atividades promotoras da saúde e pode ser a base para a intersetorialidade proposta no atual estudo. Estas ações

Abstract: Experiencing and seeking to understand the practices that interconnect the health and healthcare sectors education, with questions about its unexploited effectiveness and potential, the interrelationships between these sectors have undergone profound changes based on current assumptions of health. In order to report experiences about the health-education intersectoriality before and after the pandemic moment and comparing them with the literature in an integrative way, this This work proposes to imagine future perspectives of intersectoriality in these fields, who know, enabling new perspectives and more effective approaches to health education and health in education. The experience report was used as a methodological modality in the study of an interdisciplinary space and the intersection of knowledge, presenting, systematizing and supporting intervention proposals. Health education is part of the group of health-promoting activities and can be the basis for the proposed intersectorality in the current stud

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711397

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47689

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo