SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS CLASSES HOSPITALARES

Autoria de: Keli Maria de Oliveira Silva

Orientação de: Liliane Henrique Torres

Coorientação de: Joelma dos Santos Bernardes

Presidente da banca: Liliane Henrique Torres

Primeiro membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: Educação Hospitalar, Atuação do Pedagogo Hospitalar, Classe Hospitalar, Espaço não escolar, Pedagogia Hospitalar

Data da defesa: 25/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Silva, K. M. d. O. PEDAGOGIA HOSPITALAR A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS CLASSES HOSPITALARES. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO A Pedagogia Hospitalar é uma área que merece atenção por ter como prioridade o atendimento a crianças em tratamento de saúde, cujo direito à educação é garantido por lei. O Pedagogo Hospitalar é o profissional da área da educação, que trabalha dentro do ambiente hospitalar e por meio das Classes Hospitalares busca adaptar as práticas escolares em benefício da aprendizagem do aluno hospitalizado. Dentro desta perspectiva, este trabalho teve como objetivo refletir a importância da Pedagogia Hospitalar e das Classes Hospitalares e compreender o papel do pedagogo hospitalar em benefício do desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e a escrita embasada principalmente nos seguintes autores Bezerra (2019) Fontes (2005) Furley et al (2021) Loiola (2013) Passegi, Rocha e Rodrigues (2018) Sousa, Teles e Soares (2017) Rolim (2019) e consulta a documentos oficiais da legislação brasileira. O referencial teórico aponta a Pedagogia Hospitalar como uma forma de privilegiar a continuidade nos estudos daqueles que por problemas de saúde não podem estar na escola. As Classes Hospitalares, vinculadas à educação especial, apresentam seu funcionamento especificamente dentro do espaço hospitalar, por meio do pedagogo hospitalar, que propõe práticas educativas com metodologias diversificadas e adaptadas às reais necessidades do aluno. Concluiu-se que a Pedagogia Hospitalar é importante no desenvolvimento social da criança hospitalizada e também a necessidade de atuação do pedagogo ao proporcionar um trabalho pedagógico diferenciado e singular, com especificidade de práticas que compactuam com o tratamento de saúde do aluno.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711401

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47846

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Keli Maria de Oliveira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo