SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O BRINCAR E O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autoria de: Nailza Aparecida Isidoro Cardoso

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Palavras-chaves: Brincar, Lúdico, Criança, Desenvolvimento, Estratégia pedagógica.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Cardoso, N. A. I. O BRINCAR E O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a importância do brincar e do lúdico no processo de desenvolvimento cognitivo, social e intelectual da criança na Educação Infantil. Por meio do ato de brincar, a criança desperta para suas habilidades, se desenvolvendo de forma espontânea e integralmente o que gera benefícios por toda sua vida. Para atingir o objetivo deste estudo, foram realizadas leituras exploratórias, seletivas e interpretativas de trabalhos e documentos que abordam o tema na perspectiva da pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. O referido estudo traz algumas considerações sobre as concepções da infância, dos jogos, das brincadeiras e dos brinquedos e como estes, influenciam na socialização das crianças. Assim, foram lidos autores que abordaram o tema em seus trabalhos e embasaram todo o estudo. Dentre eles, destacam-se Kishimoto (2011), Carvalho (2016), Niehues e Costa (2012), Jácome (2018) entre outros. A análise da bibliografia apontou o brincar e o lúdico como estratégia pedagógica, visando o desenvolvimento das habilidades e capacidades nas crianças, auxiliando ainda na compreensão da realidade, que incluem a cultura, os papéis sociais e as regras de uma sociedade na qual a criança se encontra inserida.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711403

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47740

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nailza Aparecida Isidoro Cardoso e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo