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Título: Ações promotoras para uma convivência ética e democrática no ambiente escolar

Título alternativo: Promoting actions for an ethical and democratic coexistence in the school environment

Autoria de: Letícia Lavorini Missori

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Convivência, Educação, Relações Interpessoais, Diálogo, Construtivismo

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/06/2021

Data da publicação: 24/06/2021

Referência: Missori, L. L. Ações promotoras para uma convivência ética e democrática no ambiente escolar. 2021. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo busca analisar as contribuições de algumas ações que a escola pode fazer para a promoção de uma convivência ética e democrática que envolvem o processo de mediação de conflitos, as assembleias, comunicação construtiva e as relações interpessoais que contribuem para o desenvolvimento moral dos estudantes, assim como sugerir essas ações que possibilitam resolver os conflitos interpessoais entre os estudantes de maneira efetiva e com mudanças positivas com vistas ao desenvolvimento da autonomia moral dos estudantes e, consequentemente, na melhora da aprendizagem e qualidade educativa. Portanto, aqui apresentamos uma série de resultados que validam a intervenção de profissionais da educação quando um conflito acontece. Sobretudo, analisamos indicadores de como esses profissionais agem e como a escola se coloca diante da violência na promoção de valores morais universalmente desejáveis. Em conclusão, constatamos que tais processos contribuem de maneira mais eficaz no desenvolvimento da questão mo

Abstract: This article seeks to analyze the contributions of some actions that the school can make to promote an ethical and democratic coexistence that involve the process of mediation of conflicts, assemblies, constructive communication and interpersonal relationships that contribute to the moral development of students , as well as suggesting these actions that make it possible to resolve interpersonal conflicts between students effectively and with positive changes with a view to developing students moral autonomy and, consequently, improving learning and educational quality. Therefore, here we present a series of results that validate the intervention of education professionals when a conflict occurs. Above all, we analyzed indicators of how these professionals act and how the school faces violence in promoting universally desirable moral values. In conclusion, we found that such processes contribute more effectively to the development of the moral issue and are configured as one of the keys to educational succes

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711408

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47847

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Letícia Lavorini Missori e Universidade Federal de Lavras

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