SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Jéssica Candida dos Santos

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Ana Carolina Sâmia Faria de Souza

Segundo membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Palavras-chaves: Autismo, TEA, Educação Infantil, Inclusão Escolar, Trabalho Pedagógico

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Santos, J. C. d. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A inclusão está cada vez mais presente no meio social e na escola, nos quais o trabalho pedagógico realizado com crianças autistas na modalidade da Educação Infantil é sempre um grande desafio, mas a docência em suas práticas e experiências cotidianas elaboram atividades que permitam o desenvolvimento cognitivos, as habilidades motoras para as aquisições da escrita e da leitura de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. O estudo teve como objetivo principal descrever sobre o trabalho pedagógico realizado na inclusão com alunos autistas na Educação Infantil. A metodologia foi uma revisão bibliográfica com método qualitativo centralizado na investigação das ideias e conceitos principais da temática e seu objetivo incluindo materiais com publicações recentes. Na abordagem dos resultados encontrou-se na literatura, concepções do trabalho pedagógico através das tecnologias avançadas nos recursos materiais de forma que o aluno consiga se adaptar com as atividades participando e socializando com as pessoas gradativamente. Concluiu-se que a temática tem como relevante toda a elaboração de atividades na Educação Infantil incentivando e motivando a criança por métodos tecnológicos unido ao suporte de recursos que são inseridos gradativamente na sala de aula seguindo as diretrizes planejadas para os alunos especiais da inclusão escolar, bem como entende-se que na Educação Infantil as atividades que instiguem a socialização, interatividade e a Alfabetização e Letramento são essenciais ao processo de ensino-aprendizagem que conduzem autonomia e formação da criança durante o ano letivo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711412

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47901

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jéssica Candida dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo