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Título: DE MÃE A PEDAGOGA REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autoria de: Daniela Camila Silva

Orientação de: Thiago Lemes de Oliveira

Presidente da banca: Thiago Lemes de Oliveira

Primeiro membro da banca: Ludmila de Oliveira Amaral

Segundo membro da banca: Aline Fernandes Melo

Palavras-chaves: Autismo, Educação, Escola, Professores, Família.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 06/07/2021

Data da publicação: 06/07/2023

Referência: Silva, D. C. DE MÃE A PEDAGOGA REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em sala de aula, a adaptação do ambiente e adequação de materiais às suas necessidades é um direito assegurado por lei. O autismo (Transtorno do Espectro Autista - TEA) é definido como um transtorno global do desenvolvimento que afeta diversas capacidades como a comunicação, a socialização e o comportamento do indivíduo. No presente trabalho tem como objetivo abarcar o preparo dos profissionais da educação para atender as crianças portadoras de necessidades especiais e compreender as necessidades dos docentes e suas principais dificuldades em sala de aula em relação à recepção e ensino de crianças com desenvolvimento atípico e necessidades específicas, designadamente a inclusão de crianças autistas em ambientes escolares com ensino padronizado. Refere-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e narrativa autobiográfica, explicitando a familiarização com o tema sendo a autora mãe de duas crianças autistas em níveis diferentes. Utiliza de revisão bibliográfica para estudo e exemplos para melhor compreensão da dificuldade da inclusão, salientando diversas dificuldades no processo formativo de professores da educação básica. Entre os resultados discutidos, destacamos o fato de que não somente os professores devem se envolver no progresso da criança autista em sala de aula, como também toda a comunidade escolar e família de forma interativa, para que a criança não se desenvolva somente em sala de aula, mas para a vida em sociedade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711413

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniela Camila Silva e Universidade Federal de Lavras

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