SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL ENTRE 2006 A 2016

Autoria de: Tais da Silva Marques

Orientação de: Katia Batista Martins

Coorientação de: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Terceiro membro da banca: Katia Batista Martins

Palavras-chaves: Política Pública, Gênero, Diversidade, Educação, Docência

Data da defesa: 18/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Marques, T. d. S. ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL ENTRE 2006 A 2016. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A consciência sobre a diversidade e diferenças favorece o cultivo de uma cultura de respeito. Com a extinção da SECADI, como apontado neste estudo, projetos de reconhecimento para a educação em gênero e diversidade estão em aniquilamento na política atual do país. Com intuito de refletir sobre recursos materiais produzidos por meio de políticas públicas, que possam favorecer o trabalho docente e a gestão escolar, foram pesquisados documentos publicados, articulados e inspirados pelas ações da SECADI. Na perspectiva da teoria pós-crítica a análise resulta na indicação de instrumentos que prestam apoio para um currículo inclusivo na política escolar. A ausência da demarcação das relações de desigualdade de gênero e diversidades na escola enfraquecem o discurso e a compreensão sobre as discriminações do cotidiano escolar. A escola constitui no espaço democrático e inclusivo, é também responsável pela construção de saberes e identidades, cabe-lhes aos educadores e educadoras o incentivo ao exercício da equidade e

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711417

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47911

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tais da Silva Marques e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo