SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A Ludicidade como estratégia no fazer pegagógico Sua relevância para o desenvolvimento da criança.

Autoria de: Ivani de Fatima Ferreira Brasil

Orientação de: Júlio Resende Costa

Presidente da banca: Júlio Resende Costa

Primeiro membro da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Segundo membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Palavras-chaves: Ludicidade, Aprendizagem, Prática, Pedagógica, Planejamento

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Brasil, I. d. F. F. A Ludicidade como estratégia no fazer pegagógico Sua relevância para o desenvolvimento da criança.. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo busca discutir a ludicidade como estratégia no dia a dia pedagógico, procurando descobrir sua relevância para o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo geral do estudo é analisar a importância e a contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de escolarização, por se tratar de uma fase que introduz muitos conhecimentos e cobra-se mudança da postura infantil para a de aprendiz. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância dos jogos e brincadeiras para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, com base nos trabalhos de Vygotsky (2002), Carvalho (2007), Weiss (1997), Fontana e Cruz (1997), Kishimoto (1996) e na Base Nacional Comum Curricular (2018) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010). Paralelamente, foram apresentados os relatos de experiência acerca do comportamento das crianças do primeiro ano de uma escola municipal localizada em uma cidade do sul de Minas Gerais. A pesquisa perm

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711418

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47806

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ivani de Fatima Ferreira Brasil e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo