SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Percepções acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autoria de: Fernanda de Paula Teixeira Figueiredo

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira

Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas

Palavras-chaves: Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, desenvolvimento cognitivo, anos iniciais do Ensino Fundamental, capacitação, políticas públicas

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 17/06/2021

Data da publicação: 17/06/2021

Referência: Figueiredo, F. d. P. T. Percepções acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho analisa o uso e a apropriação das TDICs (Tecnologias Digitais da informação e da comunicação) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pesquisando como a tecnologia pode ser utilizada como aliada no processo de ensino e aprendizagem para formação de alunos autônomos, criativos e ativos. Além disso, discute a necessidade do uso e apropriação da tecnologia na sala de aula, tendo em vista que temos alunos nativos digitais. Ademais, mostra o impacto das tecnologias para o desenvolvimento das crianças, refletindo sobre as formas de utilização das TDICs através de aulas bem planejadas, com objetivos específicos para que o professor possa promover uma aprendizagem significativa. Ainda demonstra os desafios enfrentados pelo professor no uso e apropriação dos recursos tecnológicos e a necessidade de capacitação contínua do docente. Por fim, a pesquisa foi fundamentada em pesquisas bibliográficas baseada nos seguintes autores Bessa Alves e Barbosa (2012), Lobo e Maia (2015), Mattos Ferrari Júnior e Mattos (2005), Nunes (2007), Oliveira e Vespasiano, Perreira e Arrais (2015), Tezani (2017), Timboíba et all (2011), Tori (2015) e relatos de experiência. Por meio das minhas vivências na sala de aula com o uso das TDICs foi possível perceber os benefícios que elas trazem no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais atrativo e permitindo a participação ativa dos alunos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711421

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47706

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda de Paula Teixeira Figueiredo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo