SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO NA CAMINHADA RUMO A REAL INCLUSÃO DESDE A CRECHE

Autoria de: Ruth Nunes Pereira Martins

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Inclusão, Creche, Sala, Recursos, Multifuncionais.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/06/2021

Data da publicação: 04/06/2021

Referência: Martins, R. N. P. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO NA CAMINHADA RUMO A REAL INCLUSÃO DESDE A CRECHE. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trabalho tem como objetivo abordar e discutir o papel e a relevância da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com deficiência, desde a educação infantil. Busca-se por meio de pesquisa bibliográfica levantar aspectos relevantes a respeito do que há de positivo neste atendimento de forma conjunta com a sala de aula regular, visando a complementar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, sempre considerando a necessidade de se pensar a inclusão de forma mais ampla, com início no momento da entrada do aluno na escola e com vistas ao seu preparo para a vida. Como referencial teórico Amorim (2015), Facion (2008), Feza (2013), dentre outros autores que, além de relacionar o histórico da legislação acerca da inclusão, visam definir o papel da Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs), o que pode e deve propiciar, dentre outras considerações. A realização desse trabalho possibilitou o reconhecimento do potencial do trabalho realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, assim como da importância de atendimento às crianças com deficiência nessas salas, desde a Educação Infantil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711422

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47663

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ruth Nunes Pereira Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo