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Título: AS PROPOSTAS DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Autoria de: Vanessa Corsi Silva

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Kátia Batista Martins

Palavras-chaves: legislação, educação infantil, metodologias, lúdico, assistencialista

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/06/2021

Data da publicação: 15/06/2021

Referência: Silva, V. C. AS PROPOSTAS DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: As experiências em torno do lúdico e do brincar tem um papel fundamental nas atividades da Educação Infantil, e para isso creches e instituições de ensino infantil públicas ou privadas estão em constante processo de mudança. O objetivo é compreender a ludicidade no âmbito das legislações brasileiras a partir de 1988. Constitui material para a identificação e compreensão sobre o tema por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, de caráter explicativa, mediante legislações brasileiras promulgadas desde a Constituição Federal e autores como Modesto, Silva e Fuki (2020), Batista e Camargo (2017), Santanna e Nascimento (2011) e Rojas (2007). Constatou-se que o lúdico deve estar presente no âmbito da educação infantil tanto nas atividades propostas pelos professores (as), como no currículo, oferecendo uma infraestrutura adaptada, de modo a trabalhar o lúdico na construção do conhecimento acompanhando a idade das crianças e o desempenho de ensino-aprendizagem dentro da instituição escolar. Concluiu-se que muitas foram as mudanças legais para se chegar no conceito de desvincular as instituições infantis da visão assistencialista e passar a trabalhar com a crianças metodologias lúdicas, considerando o brincar como direito de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711425

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47678

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vanessa Corsi Silva e Universidade Federal de Lavras

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