SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU REFLEXO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Autoria de: Aline Leite Silva Marques

Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes

Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes

Primeiro membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: Contação de histórias, Educação infantil, Prática pedagógica em sala de aula, infância, desenvolvimento.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/06/2021

Data da publicação: 12/06/2021

Referência: Marques, A. L. S. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU REFLEXO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo por meio de uma revisão bibliográfica na literatura científica, busca compreender como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento de crianças na primeira infância especificamente na faixa etária de zero a três anos. A análise feita em artigos selecionados a partir da busca por descritores relacionados ao tema, documento da BNCC e livros advindos de uma disciplina do curso de graduação, curso de capacitação, análise das referências dos artigos, proporcionou um aprofundamento sistematizado envolvendo a prática da contação de histórias em sala de aula e quais os métodos que o professor poderá utilizar em suas vivências. A partir dos resultados da revisão bibliográfica, também foi possível compreender os benefícios que a contação de histórias pode proporcionar as crianças entendendo que essa idade é a de maior potencial para desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. O professor sendo mediador das aprendizagens, conhecendo quais os métodos a serem aplicados nessa prática po

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711427

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47683

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Leite Silva Marques e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo