SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A MÚSICA COMO PARTE DO COTIDIANO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÕES A PARTIR DO DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autoria de: Mariana Ferreira de Freitas Neta

Orientação de: Olga Maria de Araujo Soares

Presidente da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Primeiro membro da banca: Júlio Resende Costa

Segundo membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Palavras-chaves: Educação infantil, música, perspectiva histórico-cultural, criança, protagonista

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/07/2021

Data da publicação: 07/07/2021

Referência: Neta, M. F. d. F. A MÚSICA COMO PARTE DO COTIDIANO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÕES A PARTIR DO DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo teve por objetivo refletir sobre a educação musical em diálogo com a perspectiva histórico-cultural, fundamentado a partir de um dossiê composto de dez artigos que discutem os aspectos relativos ao desenvolvimento musical das crianças na educação infantil. A metodologia adotada teve como fundamento a pesquisa bibliográfica que afirmou a importância da música para as crianças nessa etapa da educação, visto que pode favorecer o desenvolvimento da linguagem, autonomia, criatividade, autoexpressão, possibilitando ainda a aprendizagem da música como fenômeno histórico, social e cultural. Dessa forma, as análises da pesquisa evidenciaram que a experiência musical pode fazer parte do cotidiano educativo numa perspectiva ativa das crianças em que a organização do espaço escolar se constitui numa base para a formação do sujeito ativo no processo da educação musical. Ressalta-se ainda que esse processo também pode ser determinado pela capacidade do (a) professor (a) em compreender que a música é importante para a formação integral da criança, e que a participação dela é fundamental para construção dos conhecimentos relativos à música.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711431

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47904

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariana Ferreira de Freitas Neta e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo